quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SITUACIONAUTAS #3 - São Paulo

Inventando Situ-Ações Performativas e navegando por trajetórias entre signos no espaço público urbano.



DESCRIÇÃO
Prospecção cênica em ambientes urbanos de intensa circulação de pedestres onde os performers executam partituras de Situ-Ações Performativas que interagem e interferem na “coreografia do cotidiano”.
As Situ-Ações Performativas criadas levam em consideração o espaço físico o qual se propõe intervir, estabelecendo, assim, uma relação não só com a arquitetura e tecido urbano, mas principalmente com os transeuntes que circulam nesses espaços. Ocupam-se da exploração da dimensão física, social e mental do corpo em relação com o cenário material da vida, isto é, a relação do corpo com a urbanística e a arquitetura e os comportamentos provocados nessa relação.
Esses modelos práticos de performance, têm a atenção centrada nos espaços urbanos de intensa circulação de usuários, pois, o objetivo é interagir com “público ocasional”, partindo de Situ-Ações que rompem e refletem o cotidiano do pedestre.
Estes eventos-ações serão projetados em função do espectador (público-vivenciador-ocasional), propondo-lhe uma rara experiência fenomenológica e crítica da realidade.
Trata-se da realização de intervenções-obras-experiências pontuais e efêmeras, mergulhadas em observações sociológicas, filosóficas e políticas. Experimentos que associam estética com ética.
Para tanto, propomos engendrar performances que estabeleçam um amplo diálogo com o espaço público urbano da cidade de São Paulo e o seu habitante.
----------------------------------------------------------------------------0

Situ-Ação 1- A PROCURA – HETEROTOPIAS DOS PERCURSOS
A idéia de pensar e realizar uma Performance móvel, relacional a partir de uma Situ-Ação instável, de um corpo situado e de um lugar acionado ao acaso, surgiu sobre a reflexão do que vem a ser a vida diante da sobrevivência e vem apostando no encontro, não o encontro com a verdade, mas na verdade do encontro.


----------------------------------------------------------0

Situ-Ação 2 - ONIWA-REVOLUTEANTE/Orquestra Polifônica de Levante Festivo

Techno e dança em uma performance que se vale da reciclagem de ambientes, instrumentos e tecnologias para favorecer uma comunicação circular acessível a todos.


-----------------------------------------------------------------0

Situ-Ação 3 - Livro-Ação/Escrituras no Pensamento

No espaço público urbano os leitores-performers derivam por um tempo indeterminado.
Cada leitor-performer realizará sua experiência com uma micro-câmera acoplada em seu corpo.
Por essas instruções, teoricamente, qualquer pessoa é capaz de realizar a performance sem precisar de uma prática, habilidade ou preparação.
O Livro-Ação sugere ações banais, em suas complexas orquestrações. Ações transitórias indicadas em “partituras de eventos”.
Um conjunto de instruções de como lidar com o corpo em contato direto com o espaço público urbano. Um tipo de jogo urbano que propõe ao leitor-performer outras maneiras, outros pontos de vista, de outras regiões, de outros estados de ser, como disse Antonim Artaud e Edson Passeti, ou outras regiões de expressões destes estados de ser.
Nele é possível experimentar outros espaços. Falamos de experimentações disponíveis a convulsionar um leitor. Preciosas situações poéticas.




-------------------------------------------------------0

Situ-Ação 4 - Concerto Nômade/O que sobrevive em mim é um desejo selvagem...

Concerto produzido apartir de paisagens sonoras de espaços mapeados em andanças metódicas.
Para cada ponto individualizado uma música concreta foi composta. Para escutar o concerto, basta percorrer a cartografia digital usando um celular-java com gps-integrado.


Para percorrer está cartografia, basta clicar no link abaixo, fazer o download do arquivo e instalá-lo no celular.

https://rapidshare.com/files/3303337464/concertoNsp.jar

-----------------------------------------------------------------------------------------000
-----00000000000

Nenhum comentário:

Postar um comentário